sábado, 5 de novembro de 2011

Aniversário da fundação de Soplin Vargas

Parabéns a você, nesta data querida,

Muitas felicidades, muitos anos de vida.

Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas,

Para a menina Soplin Vargas, uma salva de palmas.

Hoje, Soplin Vargas cumpriu 29 anos de fundação, quando algumas famílias se uniram para juntos construir uma nova comunidade. Aquilo que no princípio nasceu como uma pequena vereda, rapidamente foi crescendo com a chegada de cada vez mais pessoas.e há 5 anos se constituiu-se como capital do distrito tenente Manuel Clavero. Como tem vindo a ser hábito, nestes últimos 5 anos, a Câmara Municipal organizou 3 dias de festividades, de 3 a 5 de Novembro, com um programa muito variado, com muita música, concursos culturais e populares, e organizou uns jogos de futebol contra a vizinha Colômbia. Deixo um pequeno resumo dos eventos mais significativos que fizeram destes três dias uma grande festa do povo de Soplin, bem como das comunidades mais próximas.

Dia 3 de Novembro

O dia começou bem cedo, às 4:30 da manhã, com a chamada “alvorada” onde cerca de 40 pessoas de Soplin, pequenos e graúdos, saíram pelas ruas a fazerem barulho com os instrumentos mais sofisticados (latas, garrafas de plástico entre outras coisas) para que toda a comunidade despertasse para uma grande festa! A manhã começou com uma pequena cerimónia religiosa, onde o P. Kim abençoou todas as festividades, na presença das autoridades locais e alguns populares. Seguiu-se o primeiro concurso do dia – o melhor relato da história de Soplin Vargas – ganho pela jovem na foto, que pôs em palavras todo o processo de criação da comunidade. A festa seguiu já pela noite com o concurso da “ Señorita Soplin Vargas, com 3 participantes que tinham que prestar 3 desfiles (roupa típica, desporto e gala). A vencedora irá competir no próximo encontro cultural tri-fronteiriço a realizar em Puerto Leguizamo – Colômbia, com as “señoritas”de Colômbia e Equador. A noite terminou com o concurso de canto e danças típicas.

Dia 4

A manhã deste dia foi dedicada às provas de “Maraton”, onde crianças, homens, mulheres e veteranos, competiram dando voltas a Soplin Vargas debaixo de um sol abrasador. Entre vencedores e perdedores o importante foi correr. De lamentar foi a queda de um dos participantes, que numa descida perdeu o equilíbrio e o resultado foram 22 pontos numa perna. Pela tarde foi a vez dos jogos populares entrarem em cena: corrida de pés e mãos amarrados, o “depilar “ de coco mais rápido e a caça do veado foram dos mais interessantes. Também as crianças aproveitaram para irem jogando futebol e nem mesmo uma chuvada os impediu de se divertirem. Já com o céu escurecido foram as finais dos concursos de canto e de danças tradicionais onde mais importante que a competitividade foi a alegria e o ritmo que contagiou todos os que estavam a assistir.

dia 5

Se todos os dias acordamos com o som do despertador, neste dia da fundação de Soplin Vargas fomos despertados pelo som dos tiros dos militares que davam salvas a Soplin. Desde bem cedo as ruas se encheram de pessoas pois foi dia do concurso do melhor bairro adornado. A gente de Soplin esmerou-se para decorar cada metro de rua com o que o que de melhor podiam oferecer e o resultado final foram bairros vestidos de cor e natureza amazónica. A eucaristia solene realizou-se com muita participação da comunidade e foi seguida dos actos solenes por parte das autoridades politicas e militares. Houve ainda tempo para conhecer Pedro, o bonito macaco que uma indigena local carregava aos ombros. A tarde foi de futebol Perú vs Colombia, onde houveram jogos entre varias equipas de vários escalões. O dia terminou com a entrega dos prémios de todos os concursos e festa popular até ao amanhecer.

Sem comentários: