domingo, 27 de março de 2011

A nossa destinação!

Após alguns meses de introdução à cultura, à comida, ao idioma, à selva, aos barcos, aos rios, ao calor, e muitas outras coisas... eis a nossa destinação - Perú!

Seremos uma comunidade pequena, nós os dois e o P. Moonjung Kim (recém ordenado), alguns definem-nos como uma equipa jovem, intercultural (portugal e coreia), com presença de LMC e IMC e, para melhorar, mista, dois homens e uma mulher.

Soplin Vargas, (ver no mapa abaixo) é o nome da comunidade que nos irá recebe. Desde alguns anos que não tem presença fixa da Igreja Católica. Nos últimos anos (mais ou menos 8 anos) têm sido visitados pelas comunidades de IMC e MC da Colômbia.

A nossa missão é: ser presença católica permanente na comunidade Soplin Vargas, acompanhar as veredas (comunidades) que pertencem ao distrito juntamente com a equipa da Pastoral de Fronteiras – Perú, Colômbia e Equador (onde também está a Graça Lameiro) e, finalmente, integrar o plano pastoral do vicariado San José del Amazonas.

Para iniciar esta missão participamos, este mês de Março, na Assembleia do Vicariato San José del Amazonas em Indiana, altura em que nos apresentamos ao Bispo Alberto Campos e fomos recebidos, pelo mesmo e pelo vicariato em geral, com muito carinho e expectativas.

Durante duas semanas tivemos oportunidade de conhecer as diferentes comunidades e os trabalhos pastorais. Como equipa, ficamos positivamente impressionados com o trabalho desenvolvido e, particularmente, como vivem a missão Amazónica. O tema deste ano foi “Amazonia geme/grita, dar-lhe a mão é a nossa opção!”

No site que colocamos acima podem ver mais informações sobre o vicariato e, mais tarde, sobre esta assembleia, e aqui blog também.

Terminada a Assembleia o Bispo nomeou o Kim como Vicário/ Pároco de Soplin Vargas, “colaborando com os esposos Rui Silva e Viviana Barbosa” (citado da carta de nomeação).

É importante dizer-vos que a única coisa que existe no que se refere à paróquia é o Povo de Deus e o terreno onde se construirá uma Capela, uma maloka e uma casita para os Missionários (quando houver dinheiro claro!). Para já contamos com o apoio da comunidade de Puerto Leguizamo (Colômbia – onde está a Irmã Graça Lameiro) e com o acolhimento tão esperado da própria comunidade de Soplin. Algumas pessoas já construíram a sua casa a pensar num quartinho para os missionários, sem dúvida que este é um verdadeiro Acolhimento!

Alguns dados de Soplin Vargas: sabemos que recentemente se construiu um Banco Internacional, um Hospital (que não tem pessoal e alguns dos equipamentos já foram roubados), um molhe (onde aterra um hidro-avião uma vez por semana, e é a única ligação para a capital do distrito), um colégio e... pouco mais.

Mais novidades e partilhas virão nas próximas notícias sobre esta nova missão!

Até lá rezem, torçam, façam figas... alguma coisa para nos desejarem Boa Missão :)


Sem comentários: