quinta-feira, 30 de junho de 2011

VIII Assembleia Nacional LMC Colômbia -- 25 a 27 de Julho - Medellin















As várias comunidades da região juntaram-se novamente para reflectir sobre a vocação LMC ao estilo Allamaniano. Com base no livro" Tudo pelo Evangelho", fundamentaram as intrevenções e reflexões no apelo do fundador Beato José Allamano: "Quero vos assim".

A assembleia este sempre muito animada com cantos e ritmos variados. De forma especial, a comunidade de Cali, com os seus instrumentos “afro”,seguiam aquecendo as vozes e o corpo.










Durante o fim-de-semana houveram vários missionários. A foto é do LMC Juan Osório que regressou de missão em Remolino del Caguán, onde viveu cerca de 3 anos. Segundo ele, esse tempo e tudo que viveu fez da sua vocação “uma vocação LMC mais madura”.

"Na missão senti a responsabilidade do nosso papel (...) de nos olharem e esperarem de nós verdadeiros sinais de consolação."












Nós os dois fomos convidados a falar sobre: "A vocação LMC segundo o Beato José Allamano". Entre os temas “vocação”, “comunidade” e “missão”, apresentamos algumas fotos das diferentes comunidades LMC no mundo, com o objectivo de “apresentar” a família LMC com os seus rostos, lugares e as missões.









A Irmã Rubiela falou sobre o tema "Carisma". Na sua exposição referiu as diferentes interpretações sobre o carisma,várias passagens bíblicas de fundamentação e deixou o desafio: "Carisma são os dons especiais."





















O P. Bonanomi falou da "Espiritualidade do Beato José Allamano".
" Procurar a vontade a Deus e servir os últimos, este é o nosso Fundador."















Na Celebração eucarística de sábado, a comunidade deu as boas-vindas a novos 8 Leigos Missionários da Consolata. A família LMC continua a crescer!















Na noite de sábado fomos animados com os ritmos africanos da comunidade LMC de Cali que nos proporcionou um espectáculo de danças e um jogo de perguntas competindo entre as diferentes localidades presentes. No final todos ganharam e todos foram dormir com um sorriso nos lábios de um dia bem passado!















Na celebração de domingo, foi o envio de 3 Leigos para Missão na Colômbia. Um momento de grande alegria e até para o Copi voltar a acolitar após uns quantos anos.































Parece mentira, mas foi desta forma que terminamos a assembleia: a dançar! A comunidade de Medellin preparou tudo para a festa e a diversão foi muita! Até já nos deu ideias como passarão a ser os nossos encontros LMC em Portugal!!!!
















Depois da assembleia, aproveitamos para conhecer um pouco mais de Medellin. Uma cidade muito bonita, muito turística. Desenvolveu um teleférico para poder atender às pessoas que vivem nas montanhas em torno da cidade e que demoravam horas a chegar ao centro e agora estão a 20 minutos.
















Esta é a família dos LMC Colômbia, a comunidade que nos acolheu e que nos adoptou durante o tempo que estaremos em Missão.















Podem ver mais fotos do encontro na "Janela pr'a Colômbia"!

Sem comentários: