sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Celebração do VI Encontro Tri-fronteiriço em Leguízamo - Colômbia


Desde o dia 10 chegaram à cidade de Leguízamo - Colômbia, centenas de pessoas que vivem nesta fronteira Amazónica Colômbia - Equador - Peru, juntaram-se com o objectivo de fortalecer os laços entre estas comunidades que partilham a mesma fronteira e o mesmo rio. O encontro teve como tema "Más allá de las fronteras" ("Para além das Fronteras")
Durante quatro dias os diversos países apresentaram um pouco da sua cultura. No primeiro dia realizou-se um desfile de apresentação das entidades e comunidades presentes. A música e os diferentes adornos culturais encheram as ruas de Leguízamo de vida e côr. Os dias que se seguiram foram animados diariamente por um dos países participantes. As manhas o país encarregado pela animação do dia despertava pontualmente às 5h, todas as ruas ao som de música típica e todo o barulho necessário. Cedo se sentia que estávamos em festa. As tarde foram preenchidas pelo torneio de futebol e, no último dia, com mais um desfile temático. Um dos temas fortes que apresentou o Perú foi a luta pelas questões ambientais. Este tema foi muitas vezes abordado durante todo o encontro como uma responsabilidade repartida pelos presentes.
Finalmente, segunda-feira aproveitou-se o feriado para limpar a cidade, desmontar tendas e negócios, e, claro, voltar a casa.

No final destas festividades ficou a certeza de que cada vez mais a fronteira não divide, mas sim, une povos e culturas.

E aqui ficam algumas fotos para mais tarde recordar!


Sem comentários: