terça-feira, 21 de agosto de 2012

O regresso à Missão


Após uma renovante passagem por Portugal estamos de volta à Colômbia para a segunda parte da nossa Missão. Antes de retomarmos as partilhas sobre a missão queremos deixar aqui um grande abraço e um “bem hajam” a todas as pessoas que nos receberam com tanto carinho, aos que nos ajudaram de uma maneira ou de outra, e às imensas palavras que tanto nos fortaleceram.
E voltando ao tema, depois de passarmos uns dia na capital Bogotá, lá voltamos a fazer as malas rumo ao sul da Colômbia, Leguizamo, e de volta ao ritmo da selva amazónica. Só passaram 3 meses desde que saímos desta cidade mas parece que foi mais tempo pois a mobilidade é impressionante, muitas pessoas que foram embora e tantas outras que chegaram de novo. Mas cá estamos preparados para novas amizades.
Voltar à missão também significa voltar aos encontros de trabalho, às programações, enfim, momentos importantes de convívio entre os missionários, mas também de comunhão no trabalho a realizar. Na passada segunda-feira, encontramo-nos em Leguízamo os missionários e as missionárias deste vicariato envolvidos com a pastoral indígena: de La Tagua veio o P. Peter, Ir. Idefonsia, Ir. Paulita e Ir. Afra, de Leguizamo o P. Pinilla, P. Jair, Ir. Graça, Ir. Enilse e Ir. Gianita) e claro, nós os dois com o P. Kim a representar Soplin Vargas Foi uma boa forma de iniciar este novo período na Missão, onde ouvimos as experiências e programamos o futuro.
Durante o almoço tivemos oportunidade de saborear umas entradas muito típicas... de Portugal! È que estes tugas não se esqueceram de trazer do que de melhor o nosso país tem, a comidinha. Foi pouquinho mas delicioso: presunto, bacalhau, salpicão e queijo. A verdade é que o que se tinha preparado para o almoço quase não se comeu, contudo todos ficamos muito satisfeitos, até aqueles que provavam pela primeira vez os sabores tradicionais. Para terminar, claro que apareceu a nossa tão querida D. Antónia, que se sacrificou para todos degustarem um bom vinho do Porto.
Os próximos planos serão fazer uma visita a Soplin para verificarmos aquilo que iremos precisar e no final do mês atravessarmos o rio com a casa às costas e finalmente ficarmos a viver em Soplin Vargas.

Façam figas para que tudo corra bem e quando nos mudarmos cá contaremos as peripécias que certamente se passarão.

Sem comentários: