quinta-feira, 11 de abril de 2013

Páscoa em Soplín...

É sempre entusiasmante viver a Semana Santa em Soplín Vargas e, desde a primeira vez que celebramos a Páscoa nesta comunidade, em 2011, o crescimento na vivência católica tem-se notado. As sementes começam a dar o fruto, mas ainda há muito para semear!

Por motivos alheios à Missão, desde o final de Janeiro que já não estamos a viver no Centro de Saúde de Soplín, mas sim com a comunidade vizinha de Leguízamo. E porque só conseguimos viajar até Soplín na quarta-feira da semana santa, durante segunda e terça-feira estivemos a acompanhar a Páscoa Jovem em Leguízamo. Muito interessante e divertida!

Já em Soplín... assim passamos a quarta-feira:

Chegando ao molhe, toca a descarregar todas as provisões para a semana com a colaboração de algumas pessoas amigas. Desta vez ficamos instalados no “hotel” de Soplín, que pertence à Sra. Karen (Vareadora da Câmara Municipal). Depois de deixar tudo em ordem, solicitamos um encontro com as autoridades para programar as atividades da semana santa. Esta reunião começa a ser um ritual que acontece antes das grandes festividades católicas ou da Igreja, e o resultado é envolver não só as autoridades mas os adultos em geral, e para que estes também possam dar o exemplo ao resto da comunidade. “Caminhamos juntos e juntos fazemos o caminho”, este foi o lema desse encontro e no final resultou muito bem.
Voltando umas horas atrás, durante o início da tarde saímos pelas ruas a entregar a programação da Semana e a convidar a população em geral para as diferentes atividades. Uma vez que durante os últimos meses não estivemos a viver em Soplín, este foi um bom momento para confraternizar com as famílias e claro, saber como andam as coisas pela comunidade.
E porque as imagens também falam, aqui ficam fotos das principais celebrações!

Quinta-feira Santa

Depois um encontro para ensaiar, um grupinho de adultos e jovens juntou-se para representar a Última Ceia. Foi um momento muito interessante, pois para além de ser a primeira vez, é uma forma muito dinâmica de fazer catequese. Como podem ver (mal), a encenação fez-se em frente à Câmara Municipal com a total colaboração de alguns dos funcionários, principalmente no que respeitou ao sistema de som. Sim, a ideia era que todos ouvissem o que se passava através do altifalante comunitário e isso ajudou muito para que as pessoas se juntassem na praça a assistir. A receita da última ceia foi concedida pela cara Irmã Lúcia, muitíssimo obrigada por essa partilha e vejam, tão longe e ela continua a ajudar! Foi com algum sacrifício que os participantes da ceia iam comendo a tão apetitosa receita, mas o que mais gostavam era da pepsi...ao menos ajudava a descer a comida! Ainda procuramos um cordeiro mas na falta de cordeiro de quatro patas, optamos por um de duas...





      































                                                        

Depois da Ceia seguiu-se a Missa de Lava Pés. Claro que celebramos no mesmo lugar, assim garantimos a presença da pouca (que na realidade já era muita) gente que nos acompanhava. A celebração foi animada pelos jovens que se juntaram ao micro para cantar e pelas pessoas que, de perto ou de longe, seguiam o ritual atentamente. E até que chegou o melhor momento: o P. Kim ia lavar os pés... Depois dos adultos, foram todos convidados a participar no ritual, aí começou a loucura, todas as crianças queriam que o padre lhes lavasse os pés... foi uma animação, para as crianças claro :)   



                                                            















                                       
                                                                         

Sexta-feira Santa

Com a colaboração de diferentes instituições, às 8:30 da manhã começamos a Via Sacra. De acordo com a decisão da reunião com as autoridades, este ano realizamos a via sacra na praça principal, a Praça de Armas. Sendo essas mesmas autoridades os principais protagonistas!

I Estação
Jesus é condenado à morte

                                     

II Estação
Jesus carrega a cruz às costas
 

III Estação
Jesus cai pela primeira vez
                                       
IV Estação
Jesus encontra a sua Mãe
                                       
V Estação
Simão de Cirene ajuda a Jesus
                                      

VI Estação
Verónica limpa o rosto a Jesus
                                                
VII Estação
Jesus cai pela segunda vez
                                  
                                    
VIII Estação
Jesus consola as mulheres de Jerusalém
                                      
XI Estação
Jesus cai pela terceira vez
                                      

X Estação
Jesus é despido das suas vestes
                                     
XI Estação
Jesus é pregado na cruz
                                                  
XII Estação
Jesus morre na cruz
                                                    
XIII Estação
Jesus morto nos braços de sua mãe
                                   
XIV Estação
Jesus é depositado no sepulcro

                                      
Queríamos salientar que a emoção chegou a tal ponto que, de forma inesperada, na 13ª estação (Jesus é baixado da cruz e entregue nos braços da sua mãe) a senhora que fazia de Maria, recebeu o Cristo com lágrimas verdadeiras! Ela emocionou-se e fez com que todos nos arrepiássemos pela cena tão real. Foi como viajar a esse tempo, a esse momento tão triste da história...
Uma cena engraçada aconteceu na última estação. Para sepultar Jesus, colocamos uma mesa dentro da Câmara Municipal e para significar que estava sepultado, fechamos a porta. Os adultos naturalmente perceberam a ideia, mas já as crianças correram rapidamente para ver ser era verdade, e ao entrar pelas traseiras da câmara diziam uns para os outros: “ Estás a ver como era a fingir!”

Durante a tarde realizamos a Celebração da Paixão. Infelizmente a esta hora não aparecem muitas pessoas, à parte das crianças claro! Inicialmente como eram apenas crianças decidimos fazer uma pequena catequese relativa à semana santa. Foi muito interessante ver como as crianças estiveram atentas à via sacra que se realizou pela manhã e respondiam acertadamente às perguntas.Mas como por aqui os tempos são muito distintos, depois de uma hora com as crianças, apareceram alguns adultos e então tivemos que adaptar os planos mais uma vez. Isto quer dizer que tivemos que realizar a cerimónia propriamente dita de forma simples e significativa.



     

      

Sábado Santo

Chegou o Sábado e com ele a atividade de pintura com as crianças. Este é sempre um dos pontos mais altos quando fazemos as visitas, elas gostam muito de pintar e não têm muitas oportunidade de o fazer. Nós custamos dizer que eles "devoram" os desenhos...
Este ano a participação foi reduzida em comparação com o Natal, pois muitas das crianças estavam a trabalhar com os adultos na colocação dos postes de electricidade (os quais finalmente chegaram a Soplín). Mas o importante é que aqueles que vieram ficaram felizes. 
Programamos também para a tarde um ensaio de cânticos para a Vigília Pascal com as crianças, mas o S. Pedro não permitiu pois caiu um senhor aguaceiro bem ao estilo amazónico... 
    

De noite, e já sem chuva, celebramos a Ressurreição com pompa e circunstância. Infelizmente as fotos da fogueira não foram possíveis, mas acreditem, estava bonita, o Copi esmerou-se, juntamente com o Jesus e a Wendy, dois irmãos indígenas, ele de 7 anos e ela com 4. Atenção, eles é que eram os profissionais, o Copi seguiu bem as indicações :)















Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa tivemos um batismo logo pela manhã seguido da cerimónia protocolar do Içar da Bandeira, na qual o P. Kim procedeu à benção da cerimónia.

Este ano pensamos fazer algo que é tradição de Portugal: o compasso! Ou seja, decidimos percorrer todo o povo para que o P. Kim abençoasse as casas de quem desejasse, sendo que esses deveriam colocar algo nas portas, como por exemplo, flores. Foi uma iniciativa interessante e que as pessoas acolheram bastante bem.






                  
                                   


Acabada a visita, regressamos a Leguízamo com o sentimento de Missão cumprida: viver a Páscoa e fazer com que outros a vivessem profundamente. Em Soplín, Cristo morreu e temos a certeza de que ressuscitou no coração de todos aqueles que o acolheram.

Cartaz Câmara Municipal
                                    E assim terminamos a nossa Partilha... ATÉ BREVE!

                                     



Sem comentários: