quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Temporada na Casa Regional

Desde que chegamos à Colômbia, e até termos a nossa destinação, a Casa Regional de Bogotá é a nossa casa (fotos). O funcionamento é igual a todas as casas, e claro, não pode faltar a sala do “tinto” (café). Para além dos missionários que vivem aqui, passam muitos outros. Desta forma, temos a bela oportunidade de os conhecer e missões onde trabalham, dando-nos igualmente a conhecer.

É uma óptima oportunidade para a integração que todo o missionário necessita quando encontra novas realidades. Para entenderem o queremos dizer vamos vos dar um exemplo: o Copi já está bem “inculturado” na discussão entre “Once Caldas” e “Santa Fé”, não estamos a falar de nada
religioso mas apenas de dois clubes de futebol que dão o que falar à mesa! E também, como podem ver na foto, até já cozinha (com supervisão claro!).

Ainda não conseguimos conhecer a cidade, também o facto de alojar cerca de 8,5 milhões de habitante, dificulta um pouco… Contudo, já tivemos possibilidade de conhecer algumas ruas! Já agora, uma anotação as ruas não têm nomes mas sim numeração. Seguindo os números podíamos dizer que é difícil alguém se perder, mas estaríamos a enganar-vos porque nem com as ruas tão bem numeradas conseguimos ter sentido de orientação (pelo menos para já). Ainda não conhecemos o centro da cidade, por mais que andemos no autocarro nunca estamos perto do centro. Para já só sabemos bem o nome da avenida principal que dá acesso à casa, Avenida Esperanza, que tal como o nome indica, é preciso ter muita para chegar (em bom estado) a algum lugar.

No dia 20 de Novembro fomos ao Seminário Filosófico participar na Eucarística de Renovação dos votos temporários dos seminaristas. Sim, confirma-se, temos vocações religiosas missionárias! Nesse mesmo dia, e antes desta festa, aproveitamos para visitar a Irmã Graça Amado e dar-lhe um abraço à portuguesa. Tivemos tempo para “charlar” (conversar) um pouco sobre a missão enquanto bebíamos um “tinto”.

Nesse mesmo sábado tivemos uma surpresa muito interessante, aliás, uma visita interessante. Saímos com o P. Adalberto sem entender muito bem o destino. Quando demos conta estávamos na casa de uma família que celebrava o dia de falecimento do Pai. No princípio sentimo-nos um pouco deslocados, afinal era um momento muito íntimo. Mas a verdade é que quanto mais tempo lá estávamos, melhor entendíamos o nosso papel, ou seja, de rezar e acompanhar a família num momento de luto e esperança, a importância de “Estar Com”. Regressamos a casa com o compromisso de recordar aquela família na nossa oração e, claro, de lá voltar.

Neste momento estamos a frequentar um “Diplomado de Etnias e Pastoral Urbana”, ou seja, um curso intensivo de duas semanas realizado entre a Conferência Episcopal Colombiana e a Universidade Pontifícia Javeriana. Mas, sobre este assunto muito importante, vamos dedicar mais tempo na próxima conversa.


"Que lo pases bien”

Sem comentários: