domingo, 27 de março de 2011

Temporada Puerto Ospina II - é Carnaval!!!!!

Enganam-se os que pensam que o Carnaval é na 3ª feira antes da 4ª Feira de Cinzas... Isso também pensávamos nós!!!!
Para nosso espanto, o Carnaval, conhecido aqui como Carnaval dos Negros e dos Brancos, realiza-se entre 4 e 6 de Janeiro.
Nessa manhã, saí de casa para comprar pão, como diariamente o fazíamos, e vejo um movimento fora do comum no "pueblo", gente a atirar ovos, farinha, alguns a pintarem-se uns aos outros, e achei muito estranho, pois está claro. Acercaram-se de mim e pediram-me se me podiam sujar com farinha: è claro que sim! respondi eu! Cheguei apressadamente a casa para partilhar com a Vivi o sucedido e quase de imediato saímos os dois para passear e aí o ataque foi maior, senão vejam o resultado:











Sem percebermos muito bem, regressamos a casa sabendo que se estava a festejar o Carnaval e muito bem!

No dia seguinte, voltamos a escutar um movimento suspeito, e mais uma vez saímos para ver o que se passava, e surpresa: havia ainda mais gente nas ruas, música e baile. Aí perguntámos o que se estava a passar (novamente) e explicaram-nos que ontem se festejou o Carnaval dos Brancos e nesse dia se festejava o dos Negros. Apenas mais alguns minutos e descobrimos porque se chamava dos negros!!!! Fomos atacados por todas as partes, grandes e pequenos riam-se enquanto nos "marcavam" com cores, farinha e ovos. Tive obviamente que regressar a casa para abastecer o meu pequeno arsenal para também retribuir generosamente aos que se aproximassem! Regressei para a "guerra" e parecia o S. João: dás-me a mim que eu dou-te a ti! Enquanto me divertia a ser pintado, a Vivi já estava em pleno passo de inculturação, pois estava a dar os primeiros passos de dança colombiana com um nativo e aprendeu muito bem! Passado pouco tempo também eu já estava a demonstrar como mal se dança e pareceram impressionados com o meu jogo de cintura e de joelhos: um autêntico desastre!
A tarde acabou com a partilha de um porco assado e mandioca na brasa entre os que participavam no bailarico. Foi uma tarde bem passada!!!

E nós como acabamos o dia? Bem, as fotos falam por si...


1 comentário:

Marlene disse...

Vocês são fantásticos!
Deixem que vos diga... ficaram liiiiindos nesse estado! :))

Continuem aí por terras colombianas a espalhar magia com o que têm de melhor: A missão no coração! :)

Beijinho*