quarta-feira, 18 de abril de 2012

Páscoa em Soplin Vargas


Cristo Resuscitó, Aleluya! Aleluya!

Depois das visitas às comunidades dirigimo-nos rumo a Soplin para celebrar com a comunidade o Tríduo Pascal. Pelo caminho passamos sempre por várias árvores, como devem imaginar, mas existem duas que nos transmitem algo de bonito, e se até então não sabíamos como explicar o que elas nos transmitiam, nesta viagem da Semana Santa fomos especialmente inspirados. Aqui fica a foto e a nossa mensagem: É Cristo que, vencendo a morte, nos sustem na terra e na vida eterna. Que tal esta inspiração para começar o Tríduo Pascal?


Chegamos a Soplin quarta-feira pela manhã e não perdemos muito tempo pois tínhamos prometido preparar o almoço para a Irmã Graça Lameiro e para o P. Jaír que acabavam de sair nesse dia de Leguízamo para celebrar a Páscoa com as comunidades do lado colombiano. Ao passarem por Soplin pararam para cumprimentar a comunidade e comer algo quentinho. Depois do almoço começamos a arrumar as malas e a prepararmo-nos para as atividades dos próximos dias.

5ª FEIRA SANTA

Durante a manhã continuaram as preparações e aproveitamos para fazer algumas visitas. Este ano tivemos uma grande ajuda para o anúncio das atividades e celebrações do Tríduo Pascal, o senhor responsável pelo altifalante da camara municipal teve o cuidado de fazer os avisos para que todos estivessem presentes. O início da tarde foi dedicado às crianças, as quais, depois de uma pequena catequese sobre a Páscoa, começaram a desenhar ovos da Páscoa para afixar na parede da casa comunal (local onde realizamos todas as atividades e celebrações). Sem dúvida que pintar é a maior atracão dos miúdos, sejam meninos ou meninas. Já o sol se tinha deitado quando começou a Missa do Lava-Pés. Aqui tivemos a primeira manifestação de participação, felizmente, tivemos mais pessoas que o ano anterior. É bonito salientar que calhou a responsabilidade de fazer a homilia ao Copi. Isto acontece não porque P. Kim tenha preguiça ou algo, mas pela riqueza que é a partilha da reflexão da Palavra do ponto de vista quer dos Leigos, como também das Irmãs.





6ª FEIRA SANTA

A manhã começou com a Via Sacra pelas ruas de Soplin. Tanto a participação na via-sacra como a disponibilidade de algumas pessoas e entidades para colocarem uma estação nas suas portas, foram conseguidas com satisfação. Como não temos a sorte de ter um altifalante portátil somos obrigados a tocar muito alto a guitarra e a cantar também, isto torna-se um grande desafio nas enormes subidas e depois de um longo caminho. À noite tivemos a celebração da Adoração da Cruz, com a leitura da Paixão e desta vez “tocou” à Vivi partilhar com a comunidade a sua reflexão acerca da Palavra de Deus, e tudo à luz das velas.  




SÁBADO SANTO

Durante a manhã apareceram algumas crianças à procura dos “famosos ovos de pintar” e outras que vieram ajudar a adornar a cruz para a Vigília Pascal. Além das pinturas tivemos a oportunidade de ensaiar um cântico com gestos para que as crianças tivessem algum protagonismo na vigília Pascal.
Como nesse sábado se celebrava também o dia Mundial da Saúde, a casa comunal estava ocupada nas horas em que normalmente se celebrava a Eucaristia, por esta razão a nossa Vigília foi às 16:00. Com uma grande participação, também devido aos 3 batizados que se realizaram, as pessoas celebraram a Ressurreição com pompa e circunstancia: uma Vigília com muitos cantos e muita alegria. Nessa noite participamos na celebração do dia Mundial da Saúde.





DOMINGO DE PÁSCOA

O dia começou bem cedo com a organização das malas, baldes e sacos, e às 8:00 já estávamos a celebrar a Missa de Páscoa. Foi uma Eucaristia simples mas revestida da alegria do Ressuscitado. Durante a viagem de volta a Leguizamo fomos “acarinhados” por uma dessas chuvas tropicais que nos deixou completamente molhados e, para ajudar, no meio da tormenta o motor apagou-se e tivemos de ficar parados à mercê da chuva.  






O que mais nos marcou desta vez foi a forma como as pessoas começam a criar laços com os missionários. Por estes lados diz-se que o trabalho com os indígenas é lento e requere muita paciência e esperança. Que alegria ver que os frutos aparecendo e temos a esperança de que muitos mais virão. Este é o sinal de uma comunidade que começa a caminhar para a Terra prometida: a criação de uma paróquia em Soplin Vargas.  


Até breve!

Sem comentários: