terça-feira, 6 de novembro de 2012

Celebração dos 30 anos de fundação de Soplin Vargas


Pois é... Foi há 30 anos que as primeiras famílias chegaram a Soplin Vargas com o objectivo de criar uma comunidade atractiva, calma e com toda beleza amazónica. Podemos dizer que o sonho ainda vai no início mas o que importa é caminhar!
Como é costume por estas ocasiões, Soplin Vargas, vestiu-se de gala, com um programa de festividades bem composto. A festa da fundação é uma das datas mais importantes para a comunidade e, por esse motivo chegaram pessoas de todas as comunidades para se juntarem aos festejos. A celebração começou no dia 3 destacando a eleição da “Señorita Soplin Vargas 2012”, uma nativa de apenas 14 anitos de idade que nos deleitou a todos com a sua beleza.
O segundo dia começou com um grande acontecimento: a maratona! E este ano contou com a presença do atleta internacional, um especialista em maratona: o hermano Copi! A expectativa era grande e desde que começou a corrida, o entusiasmo dos que assistiam fazia-se notar quando passava por eles. A maratona correspondia a 10 voltas a um circuito com subidas e descidas, por cimento e terra, num total de aproximadamente 5km. O Copi de tão veloz que começou, rapidamente conseguiu chegar ao último lugar dos cerca de 25 participantes e, contra todas as expectativas, nesse lugar permaneceu até ao final da sua participação: apenas aguentou volta e meia! Aplaudimos o esforço e já deixou a promessa para o próximo ano: “vou terminar a 2º volta!” Depois lhes contaremos....

No dia 5, dia da fundação, a manhã foi ocupada pelas cerimónias oficiais com as autoridades civis e institucionais, com o desfile de todas as instituições, desde os mais pequeninos até aos mais velhos. Seguiu-se o almoço comunitário com todas as pessoas que participam nas festas. A tarde reservou-se para o clássico internacional de futebol Perú contra Colômbia, representada pela comunidade de Nariño. A festa terminou com um concerto de uma banda peruana e naturalmente com muita chicha e muito guarapo (bebidas típicas feitas de milho e mandioca) e muitos falavam em passar a noite a festejar.
Assim se passou mais uma festa, sem incidentes graves, como é característica dos peruanos. Para o ano há mais e Viva Soplin Vargas! Fuertes Palmas!

Sem comentários: