segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Visita Presidencial a Soplín Vargas

Numa altura de grandes festividades, o povo de Soplín Vargas recebeu no dia 14 de Dezembro, a visita do presidente da região Loreto, Ivan Enrique Vásquez Varela, à qual pertence Soplín Vargas. Com esta visita oficial chegaram muitas e boas noticias, algumas esperadas durante décadas. Quando algo semelhante acontece o povo veste-se a rigor, empunhando bandeiras da cor da região (branco e verde) e cartazes com pedidos das diversas comunidades, entre esses cartazes, alguns deixam-nos sem comentários: és grande e forte careca!


Mal se ouviu o hidroavião a chegar, todos correram para o porto para receber, com pompa e 
circunstância, o presidente. No momento da sua chegada, o povo recebeu-o com um grande aplauso e ao ritmo da “banda” do cacique Kichwa que animou o ambiente.  

                                     

Depois de um caloroso acolhimento pelas pessoas de Soplin e das diferentes comunidades mais distantes, que se fizeram presentes nesta festa, o presidente Ivan Vásquez, dirigiu algumas palavras de gratidão a todos os presentes e relembrou algumas das promessas para o «Município mais pobre da Região». 

Das diversas promessas destacam-se os planos de melhoramento da alimentação para combater os altos índices de desnutrição infantil, a implementação do programa "Techo digno" (telhado digno) que consiste no melhoramento das habitações de famílias mais carenciadas através da substituição dos telhados de palmeira por telhados de chapa ( para além de diminuir o numero de árvores que se abatem para a construção desses telhados, o telhado de chapa previne o aparecimento de insectos e outros animais prejudiciais à saúde, como por exemplo ratos.


Por outro lado, foi reiterada a promessa da construção de um aeródromo que irá possibilitar uma melhor comunicação entre o povo de Soplín e o resto do Perú, uma vez que o isolamento
é tem sido uma das causas do lento desenvolvimento deste município  Para terminar em grande, o presidente anunciou a notícia que o povo Kichwa tem esperado durante vários anos. Num acto solene, foram entregues Títulos de Propriedade a 6 comunidades, perfazendo um total aproximado de 22 mil hectares de território que passa a ser gerido pelos caciques (lideres) kichwa e restante comunidade. Com estes títulos este povo indígena adquire o direito de gerir o seu território e protegê-lo das principais ameaças ambientais contra as quais têm lutado: exploração de petróleo  minério e madeira. Finalmente podem viver de acordo com as suas tradições e crenças, nos seus territórios, tal como citou o presidente : dar ao povo o que é do povo.




A visita terminou com um grande almoço para todos! Volte rápido Sr. Presidente...

Sem comentários: