segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Feliz Navidad e Buen Año Nuevo!

A celebração do Natal começou algum tempo antes da nossa chegada a Puerto Ospina com a decoração das ruas, das casas e dos presépios.

O nosso primeiro trabalho foi ajudar a comunidade a criar o presépio da Igreja, que ficou muito bonito! Nos dias seguintes começamos a rezar com a novena, sempre com a presença de muitas crianças. Claro que estas estão ali para receber um doce no final, mas também é verdade que cantam e animam como só as crianças sabem fazer!

Durante a preparação do Natal e sem saber se teríamos padre para a missa do dia 24 de Dezembro, começamos a ensaiar os cânticos e juntamos as crianças para uma pequena representação. Felizmente acabamos por ter connosco o P. Salvador Medina, que conseguiu passar o Natal cá em casa.

A noite do dia 24 foi muito intensa, começando pela representaçãoo das crianças de um presépio ao vivo, passando pelos três baptizados e terminando na missa de Natal. Foi a Missa do Galo mais preenchida que já tivemos, e os baptismos deram um toque mais real à palavra Nascimento.

Depois de tantas celebrações, e já com a hora adiantada, fomos os quatro para o nosso Jantar de Natal, infelizmente sem bacalhau, mas com rabanadas e a aletria (que também não estavam assim muito bem, mas comiam-se). A tradição na Colômbia é comer Buñuelos e Natilla, mas que também não tivemos. Enfim, o que mais se aproveitou foi a companhia e uma garrafita de Rum, na falta de champagne, wisky, vinho do porto, ou outra bebida qualquer. Mas até que não passamos nada mal!

O presente do dia 25 foi um maravilhoso peixe acabadinho de pescar. Um gesto que não podemos deixar de partilhar convosco. O senhor Xavier, pescador, foi pescar no dia 25 e dos três peixes que conseguiu, deu-nos um. Antes de ir comentou com o Copi: “Se só pescar um dividimos a meio e se pescar dois, um é para vocês!” É de salientar que ele tem família e todos estavam em casa também à espera do peixe para celebrar o Natal. E tenho tudo dito!

Ainda em família, dia 26 fomos almoçar a Palma Roja com a comunidade IMC que celebrava também o encerramento do ano Propedêutico. Felicidades e bom caminho para os dois jovens, que, se Deus quiser, serão futuros Missionários da Consolata.

Com o final destas festas também nos despedimos do P. Salvador e do Fernando. De forma especial fica aqui um agradecimento ao Fernando pela ajuda na integração. Seguimos juntos nesta missão, e claro, com amizade!

Rapidamente se aproximou o Ano Novo. Dias antes não sabíamos o que fazer na noite de 31. Mas, mais uma vez, Deus já tinha tudo planeado. Nesse dia chegou o P. Armando Olaya e o Miguel da comunidade de Palma Roja – Equador. Assim ficou resolvido que se celebraria a Missa com a comunidade. Foi uma celebração simples e bonita, numa noite muito quente e cheia de ritmos. Por estes lados, estas duas festas, principalmente a Passagem de Ano Novo, ou Noche Vieja como lhe chamam, são muito agitadas, a música e a dança estão presentes toda noite e todo o dia. Na noite de 31 a tradição diz que se deve queimar o Homem velho, por isso cada comunidade cria a seu boneco e quando chega à hora juntam-se para vê-lo queimar e assim se despedirem da “ pessoa velha”.

Aproveitamos esta ideia para deixar uma sugestão: comecemos o ano como uma pessoa nova, livre dos pesos do ano que passou e com força para começar tudo de novo. A proposta fica aqui: AMAR ainda mais no novo ano 2011!

Que lo pasen bien!

1 comentário:

Marta disse...

Fico muito satisfeita por "ler" a vossa felicidade!

E fiquem sabendo que comi bacalhau, aletria, sonhos, etc etc :P

ah, e nao tem jeito nenhum essas fotos todos descascados, andamos nós aqui cheios de casacos e guarda-chuvas e vocês de t-shirt... enfim!!! :D

Beijinhos e continuação de Boa Missão

Marta e Zt