segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

E chegou o Natal...


A tradição da Novena de Natal começa a implementar-se também em Soplín. Este anos começamos no dia 16 de Dezembro cheios de energia e otimismo!



Apesar de não parecer o mais importante, gostavamos de começar por partilhar uma das principais conquistas deste Natal: a reunião de preparação com as autoridades locais (aqui referem-se como autoridades todos os representantes das diferentes instituições), convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Flores.  E porque foi uma conquista? Porque pela primeira vez reuniram-se todas as autoridades com o objetivo de proporcionar ao povo de Soplín um verdadeiro espírito de Natal, e para o qual o papel da Igreja Católica foi relevante.
Quando pensamos na programação deste Natal apercebemo-nos que poderíamos estar a sonhar um pouco alto, eram diversas atividades, poucas pessoas para ajudar (nós os três), e num povo onde o “vou já” significa “depois vejo”. O nosso receio era preparar tudo e não chegar ninguém, ou aparecerem demasiados e não sermos capazes de dar conta do recado. 
Ora bem, o sonho era: 1) que cada criança fizesse o seu presépio em papel; 2) formar um coro missionário para apresentar um concerto na noite de natal; e 3) realizar a Novena em todos os bairros. E como o concretizamos? Então aqui vai...

Durante as manhãs estivemos com as crianças e jovens no salão principal do colégio (porque não cabíamos noutro lugar) onde cada um escolhia, pintava, cortava e montava o seu próprio presépio. Como devem imaginar ficaram todas delirantes, contudo, como viram que dava muito trabalho alguns só queriam pintar e aí começava a guerra, quem consegue pintar mais desenhos?! Claro que tentamos que todos fizessem com calma e bem, mas quem consegue controlar cerca de 30 crianças dos 3 aos 16 anos de idade? Um educador vinha mesmo a calhar! Se alguém quiser se juntar a nós no próximo ano, bem-vindo!
Aqui ficam algumas fotos desses momentos, assim como os bonitos resultados.


Durante as tarde decidimos juntar algumas crianças e jovens para formar um pequeno coro e apresentar algumas músicas de natal na noite de consoada, na praça principal. A maior dificuldade foi manter todos atentos durante os ensaios. É normal que as crianças se distraiam, mas não assim, de fato os professores têm razão para se queixar da falta de concentração crónica. Contudo isto é assunto para outra altura.
Os ensaios começaram sempre com um sumo ou uma doçaria que os arrebitasse. E depois vozes para fora...  Logo no primeiro ensaio demos conta de outro grande problema: o ritmo. Não que não houvesse, o desafio era que cada um tinha o seu, e era muito diferente do outro! Cantarem todos ao mesmo ritmo, ao mesmo tempo, a mesma música foi a conquista do ano! E vocês devem estar a perguntar: e instrumentos? Pois, também tivemos de arranjar uma solução para isso porque uma viola e um tambor (emprestado) não eram suficientes. Com a perícia do Copi na fraca internet de Soplín, conseguimos as pistas das músicas que queríamos. Chegamos a considerar colocar pista e áudio  mas não nos deixamos vencer pelo pessimismo inicial e conseguimos que fossem as próprias crianças a cantar! Finalmente, com músicas e vozes, só faltava a apresentação, e para isso tivemos a colaboração da Câmara Municipal que ofereceu uma t-shirt branca e um gorro de natal a cada um. E silêncio que se vai cantar...




Durante as nove noites realizou-se a novena. Infelizmente nem todos os bairros receberam a comunidade, uns por falta de luz, outros por falta de organização. A solução foi alternar, uns dias realizávamos nós na casa comunal, e outros dias íamos aos bairros (especificamente à casa de alguma família desse bairro). Devemos explicar que foi a primeira vez que as pessoas preparam a novena e receberam a comunidade nas suas casas.
Normalmente a novena é composta por algumas orações, com muitos cânticos de natal, e termina com a partilha de algo doce, neste caso o típico é chocolatada (água com chocolate) e pão. Mas fosse isso, fossem rebuçados ou pipocas, as crianças abriam sempre os bolsos e aproveitavam a camisola para levar o mais que pudessem!
Nos dias em que fomos nós a receber as pessoas na casa comunal, terminamos sempre com jogos tradicionais (o jogo das cadeiras foi o maior sucesso de toda a novena!).



Quanto às nossas atividades, felizmente conseguimos realizar todas e bem (com alguns improvisos claro!).
Finalmente chegada a noite de natal, realizamos a missa e o concerto na praça central, seguido da entrega de presentes para os mais pequenos a cargo da câmara municipal.
O concerto, momento alto da noite correu muito bem, apesar das dificuldades sonoras, as crianças e jovens não deixaram de cantar com toda a alegria e esforço. Os aplausos ao final eram a recompensa esperada.


Coro e Presidente da Câmara Municipal

Depois a festa continuou no Centro de Saúde onde se prepararou uma consoada peruana, muito saborosa por sinal!
O dia de natal foi igualmente vivido com alegria, começando com a celebração da eucaristia e um batizado de uma menina que se chama Viviana (bom gosto!), seguido do ato nacional, o içamento da bandeira, e terminou com um torneio de futebol infantil. 



Em relação ao torneio passamos a explicar que cada instituição formou a sua equipa, composta por rapazes e raparigas menores de 12 anos. Claro que o Copi não perdeu a oportunidade de formar a sua equipa: “Deportivo Consolata”. Infelizmente, apesar da boa vontade, não nos foi possível comprar equipamento para todos, contudo, para não ficarem diferentes dos outros, decidimos reutilizar as t-shirts do concerto. E até ficaram bonitinhas, com direito a número, nome personalizado e logotipo exclusivo! E sabem como terminou? GANHAMOS! VIVA O “DEPORTIVO CONSOLATA”. Um equipamento para todos foi o prémio final.


Este longo dia de Natal terminou da melhor maneira, de volta a Leguízamo (Colômbia), conseguimos nos juntar todos os missionários e missionárias que trabalhamos nesta zona, para celebrar o Natal em família e claro, à volta da mesa!




1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não sou educadora, mas não me importava de ir... Eheheh!
Muitos parabéns por todas essas conquistas. Espero que tenham tido um feliz Natal (como parecem ter tido!).
Estão nas minhas orações...
Beijinhos, Célia (jmc)